segunda-feira, 25 de julho de 2011

25.07.11

Matéria - ESPANHOL
A professora explicou o novo assunto sobre HAY E TIENE e passou uma tarefa para nós fazermos.
---
Criar duas frases com "HAY" e "TIENE"

1-En mi barrio HAY muchas casas.
2-Mi vestido TIENE muchas flores


Matéria - HITÓRIA
O professor falou sobre as grandes navegações e passou uma tarefa.
---
As grandes navegações

* Com as grandes navegações do século XVI Portugal e Espanha "Divide" o mundo entre eles, no tratado de tordesilhas.
* Na tentativa de navegar até as Índias em 1500 Portugal "Descobre" novas terras.Na África funda feitorias e na América vai colonizar, ocupando e invadindo o "Brasil".

História do Brasil

Pré-colonial = 1500-1532
Colonial = 1532-1822
Império = 1822-1889
República = 1889... até hoje


Matéria - INGLÊS
O professor fez uma brincadeira em sala sobre o novo assunto.

Matéria - SOCIOLOGIA
Falamos sobre John Dewey e a sua relação com a educação.

---

Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário