quarta-feira, 14 de setembro de 2011

14.09.11

Matéria - PORTUGUÊS



Discussão sobre o texto abaixo:



TROCANDO AS BOLAS



— Atirei o pau no gato-to-to, vamos todos cirandar, o cravo saiu ferido-do-do, para o meu amor passar.
— Que mania você tem de misturar tudo, Troca Bolas! — reclamava a meninada. — Assim não dá para brincar de roda. Você nunca canta os versos direito!
Troca Bolas era assim mesmo. Adorava confundir tudo.
Quando a irmãzinha do Troca Bolas pedia para ele contar uma história, o menino saía com esta: __ Era uma vez uma menina muito bonita, com a pele branca como a neve, que vivia num castelo de uma madrasta muito má. Um dia, ela colocou um chapeuzinho vermelho e foi levar doces para a vovozinha. Aí ela subiu uma escada e perdeu o sapatinho de cristal. Por isso, a bruxa prendeu a coitadinha numa torre e os cabelos dela ficaram compridos e o príncipe subiu neles para salvá-la...
É claro que a irmã do Troca Bolas não entendia nada. Mas como ainda era muito pequena, ria a valer. E assim Troca bolas ia vivendo. Misturava tudo e o pessoal tinha de fazer um esforço tremendo para desmisturar as histórias dele.
Um dia a criançada estava brincando na praça, numa tarde de sol, em volta de um laguinho de cimento, quando alguém gritou:
— Acudam! A gatinha da irmã de Troca Bolas caiu no lago!
— Quem vai entrar no lago para tirar a gatinha de lá?
Só que não foi preciso que ninguém se molhasse. Rapidamente, a água do lago começou a baixar e a gatinha conseguiu sair do lago.
O que tinha acontecido? Troca Bolas tinha corrido para abrir o registro da água e esvaziar o lago. Todos aplaudiram:
— Grande idéia, Troca Bolas! Como é que você pensou nisso?
— Muito simples! — respondeu o menino. — Vocês não estavam pensando em tirar a gatinha da água? Pois eu pensei em tirar a água da gatinha.

(Pedro Bandeira – adaptação)



æææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææææ


Matéria - CIÊNCIAS


Assunto - DIVERSIDADE DAS PLANTAS



ALGAS
São seres vivos aquáticos autótrofos fotossintetizantes que diferem das plantas por não formarem tecidos nem órgãos ordenados, ou seja, não apresentam uma estrutura dividida em raiz, caule e folhas. Podem ser unicelulares ou pluricelulares.

EMBRIÓFITAS
Grupo de plantas que desenvolvem embriões durante o processo de reprodução
Formam um dos dois sub-reinos em que se dividem todos os vegetais.
É o grupo de plantas que nos é mais familiar, pois inclui árvores, musgos, fetos e muitas outras plantas terrestres, englobando assim plantas não vasculares, vasculares com semente e vasculares com flor. Consideram-se plantas terrestres porque estão adaptadas para a vida em terra, apesar de algumas serem secundariamente aquáticas.







ANGIOSPERMAS
São plantas espermatófitas cujas sementes são protegidas por uma estrutura denominada fruto. Também conhecidas por magnoliófitas ou antófitas, são o maior e mais moderno grupo de plantas.

GIMNOSPERMAS
São plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima frio ou temperado. São plantas vasculares com frutos não carnosos (frutos sem polpa) e cujas sementes não se encerram num fruto. Diferenciando-se assim das angiospérmas, que têm suas sementes envoltas por um fruto, gerado por um ovário.
Nesse grupo incluem-se plantas como pinheiros, as sequóias e os ciprestes.




PTERIDÓFITAS
São um grupo de vegetais vasculares sem sementes, com o cormo composto por raiz, caule e folhas. Incluem as samambaias e cavalinhas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário