sexta-feira, 2 de setembro de 2011

31.08.2011

Matéria - FILOSOFIA



SOBRE A NATUREZA DA FOLOSOFIA

Há muito tempo que se discute o estatuto cognitivo da filosofia, muito embora tenha se tornado uma disciplina em todas as universidades do mundo civilizado.

A modernidade filosófica contrapôs-se à tradição metafísica alegando a falta de um método seguro para que a filosofia se tornasse uma ciência verdadeira e útil como a matemática ou a física.

Qualquer reflexão sobre esta problemática é chamada hoje de metafilosófica, na medida em que consiste numa autoreflexão da própria filosofia sobre si própria e seu afazer, um metadiscurso sobre o discurso.

O fato é que ela não se tornou até agora uma ciência particular e seus cultores não ostentam unanimidade, nem quanto a seu objeto nem quanto ao método ou aos métodos que lhe seriam próprios.

A presente meditação pode então ser entendida neste sentido como um exame e uma proposta de um conceito de filosofia a partir de um exame do que é comum aos filósofos. Primeiro exercemos uma crítica sobre o giro epistemológico da filosofia contemporânea e alegamos que:

1) ao tentar fazer da filosofia uma ciência confunde-se seu estatuto cognitivo com seu estatuto científico;

2) que o conceito de ciência que tal atitude pressupõe é ideológico;

3) que mesmo dentro do âmbito antimetafísico desta atitude não se chegou a um consenso, nem se deixou de fazer metafísica em algum sentido.

Juan Adolfo Bonaccini - Doutor em Filosofia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
http://metacritica.ulusofona.pt/Sobre%20a%20naturaza%20da%20filosofia.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário