terça-feira, 2 de agosto de 2011

02.08.11

Matéria - Matemática
A professora passou uma atividade valendo 3,0 pontos.

Matéria - GEOGRAFIA

O espaço rural Brasileiro

A agropecuária →base da econômia brasileira,desde o Brasil, Colônia essencialmene agricóla primeiramente o Brasil dependia economicamente da cana-de-açucar, logo depois a mineração e no século XIX o ciclodo café.Hoje o Brasil continua quase que nas mesmas bases agricola e exportador com largas expansóes comecias.
→Agricultura indigena →Extremamente rudimentares.
→A evolução das atividades agropecuarias →a tecnologia passou a sustentar a grande mão-de-obra tendo consequencias o exôdo rural,o homem é expulso do campo e passa a integrar o grande setor Terciario,uma mão-de-obra desqualificada, adaptadas a uma realidade totalmente diferente a do campo.
→A concentração da terra →O bem para poucos, o país é composto em sua grande maioria pos latifundiarias, grandes concentradores de terras que vivem apenas o mercado externo.

Matéria - PORTUGUÊS
O professor pôs um texto no quadro para copiarmos e passou uma atividade.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

28.07.11

Matéria - MATEMÁTICA
A professora passou um teste valendo 7,0 pontos.

Matéria - CIÊNCIAS
A professora pôs o assunto no quadro e explicou.

Artrópodes
Os artrópodes constituem o filo com o mais numero de espécies. Avalia-se que para cada animal não artrópode existiam três artrópodes. O camarão, a abelha, a aranha e a lacraia são exemplos de artrópodes. O camarão é representante da classe dos crustáceos; a abelha, da classe dos insertos; a aranha, da classe dos aracnídeos; e a lacraia do grupo dos miriápodes.
As principais caracteristicas dos antrópodes são pernas articuladas, corpo segmentado e esqueleto esterno quetinoso.

Crustáceos
Os crustáceos são encontrados em grande número no mar. como os camarões, as lagostas, os siris, os corruptos e os caranguejos. Outros são encontrados na água doce, como os lagostins e os pitus. Na terra podemos encontrar os tatuzinho-de-quintal, crustáceos capazes de se enrolar formando uma esfera para se proteger.

Insetos
Os insetos são os artrópodes mais comuns. Há quase 1 milhão de espécies de insetos.

Grupo de insetos

Borboletas Piolho
Abelhas Barbeiro
Besouro Libelula
Formiga Cigarra
Mosca Cupim
Pulga Traça.

Matéria - PORTUGUÊS

Advérbio e Locução adverbial

Advérbio - É a palavra invariável que, geralmente, indica as circunstâncias relacionada á ação verbal. Os advérbios são classificados de acordo com a ideia que expressam : duvida, tempo, modo, luar, intensidade, negação etc...

Classificação dos advérbios

Tempo : ontem, hoje, amanhã, agora, sempre, cedo, tarde, de repente, de vez em quando, ás vezes etc...
Modo : devagar, bem, mal, assim, a esmo, com cuidado, calmamente, ás pressas etc...
Lugar : aqui, ali, lá, adiante, perto, longe, á esquerda, á direita, ao lado, do lado de fora etc...
Intensidade : muito, pouco, bem, bastante, mais, menos, demais, apenas, tão etc...
Dúvida : talvez, quiçá, porventura, possivelmente, provavelmente etc...
Afirmação :sim, certamente, sem dúvida, com certeza etc...
Negação : não, absolutamente, de modo algum, de jeito nenhum etc...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

27.07.11

Matéria - MATEMÁTICA
O professor robertou falou sobre a monografia e a escolha dos nossos temas.

Matéria - PORTUGUÊS
O professor fez a correção do dever e fez um ditado de palavras.

Matéria - CIÊNCIAS
A professora escreveu o assunto no quadro e explicou.

Anelídeos
->Tem corpo em forma de anel.
Classes de anelídeos
•Minhoca
•Anelídeos de água salgada
•Sanguessugas

Minhocas
•Encontrada na terra
•Respiração cultânea (pele)

->troca de gás carbônico por oxigênio

Sistema digestório
->Completo (boca e ânus)
Circulãção
->circulação fechada
Sangue sai das lacunas do corpo

Está no coração ou nos vasos sanguineos

Sistema Nervoso
->Par de gânglios e cordão nervoso.

Minhoca
hemafrodita (Os dois sexos)

Outros anelídeos
Minhocas de água salgada
Sanguessuga
vive na água doce.

Matéria - INGLÊS
O professor colocou o assunto no quadro e depois explicou.

Adjetivos
São palavras que qualificam o sujeito nas frases.

Bad-Good
Heavy-Light
Big-Smell
Light-Park
Old-New
Easy-Difficult
Boring-Interesting
Simple-Difficult
Cold-Hot
Much-Less
Thin-Fat

terça-feira, 26 de julho de 2011

Aula de Geografia.



Resumo

Zona Franca de Manaus um dos mais importantes projetos do governo militar,que atraiu indústrias de eletroelotrônicospara a capital do estado do Amazonas.
As ferrovias trasnacionais/transamazônica uma rodovia que deveria atravessar todo o norte do país por extensão de mais de 5 mil quilômetros, ligando o litoral nordestino ao Acre.
Ponte Rio-Niterói outra grande obra dos governos militares,uma das maiores pontes do mundo.Possui 13 quilômetros de extensão e o piso esta situado em 70 metros acima do nível do mar.Foi inaugurada em 1974 para ligar a capital do estado do Rio de Janeiro à cidade de Niterói.

26.07.11

Matéria - Matemática
A professora fez a correção do dever e depois passou uma tarefa para nós fazermos.
Matéria - Geografia
A professora deu a aula e depois passou um resumo para agente fazer.
->As transnacionais modificaram o espaço brasileiro, com ferrovias,e o desenvolvimento dos transportes a dinâmica econômica modifica alguns estados, a urbanização, as indústrias, chegam a alguns estados, principalmente, os que dependem da econômia do café.
Matéria - Português
O professor colocou o assunto no quadro para nós copiarmos e depois explicou.
Ortografia
(uso do ch e x)
-Quanto ao uso do x e do ch.
1-Não se escreve ch no meio de palavras depois de ditongos:
eixo ; frouxo ; ameixa ; faixa
-Os nomes indígenas recebem x na inicial em lugar de ch:
xingú ; xexéu (ave)
-Várias palavras que teriam o prefixo x.
exagero ; exame ; exato...
-Após as sílibas en,geralmente se emprega x.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25.07.11

Matéria - ESPANHOL
A professora explicou o novo assunto sobre HAY E TIENE e passou uma tarefa para nós fazermos.
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Criar duas frases com "HAY" e "TIENE"

1-En mi barrio HAY muchas casas.
2-Mi vestido TIENE muchas flores


Matéria - HITÓRIA
O professor falou sobre as grandes navegações e passou uma tarefa.
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As grandes navegações

* Com as grandes navegações do século XVI Portugal e Espanha "Divide" o mundo entre eles, no tratado de tordesilhas.
* Na tentativa de navegar até as Índias em 1500 Portugal "Descobre" novas terras.Na África funda feitorias e na América vai colonizar, ocupando e invadindo o "Brasil".

História do Brasil

Pré-colonial = 1500-1532
Colonial = 1532-1822
Império = 1822-1889
República = 1889... até hoje


Matéria - INGLÊS
O professor fez uma brincadeira em sala sobre o novo assunto.

Matéria - SOCIOLOGIA
Falamos sobre John Dewey e a sua relação com a educação.

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Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.





22.07.11

Matéria - EDUCAÇÃO FÍSICA


Pesquisa sobre Vôlei

Origem do voleibol

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.

Ao inventar o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.

Primeiros anos do esporte

Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.

Principais fatos após a invenção do voleibol:

- 1900 - voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos

- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão

- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte

- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan

- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol)

- 1949 - realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia)

- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.

- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino

- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.

Últimos campeões de voleibol:

- A seleção brasileira masculina de voleibol foi campeã mundial nos anos de 2002 e 2006. A seleção feminina italiana foi campeão em 2002, enquanto a da Rússia obteve o título em 2006.

- As Copas do Mundo de Vôlei de 2003 e 2007 também foram vencidas pela seleção brasileira masculina.

- Em 2008, nas Olimpíadas de Pequim, a seleção masculina de vôlei dos Estados Unidos obteve a medalha de ouro. Na categoria feminina, as jogadoras brasileiras fizeram bonita e conquistaram o ouro para o Brasil.

Fundamentos

Um time que deseja competir em nível internacional precisa dominar um conjunto de seis habilidades básicas, denominadas usualmente sob a rubrica "fundamentos". Elas são: saque, passe, levantamento, ataque, bloqueio e defesa. A cada um destes fundamentos compreende um certo número de habilidades e técnicas que foram introduzidas ao longo da história do voleibol e são hoje consideradas prática comum no esporte.

Saque ou serviço





Jogador preparando-se para sacar.
O saque ou serviço marca o início de uma disputa de pontos no voleibol. Um jogador posta-se atrás da linha de fundo de sua quadra, estende o braço e acerta a bola, de forma a fazê-la atravessar o espaço aéreo acima da rede delimitado pelas antenas e aterrissar na quadra adversária. Seu principal objetivo consiste em dificultar a recepção de seu oponente controlando a aceleração e a trajetória da bola.

Existe a denominada área de saque, que é constituída por duas pequenas linhas nas laterais da quadra, o jogador não pode sacar de fora desse limite.

Um saque que a bola aterrissa diretamente sobre a quadra do adversário sem ser tocada pelo adversário - é denominado em voleibol "ace", assim como em outros esportes tais como o tênis.

No voleibol contemporâneo, foram desenvolvidos muitos tipos diferentes de saques:
Saque por baixo ou por cima: indica a forma como o saque é realizado, ou seja, se o jogador acerta a bola por baixo, no nível da cintura, ou primeiro lança-a no ar para depois acertá-la acima do nível do ombro. A recepção do saque por baixo é usualmente considerada muito fácil, e por esta razão esta técnica não é mais utilizada em competições de alto nível.
Jornada nas estrelas: um tipo específico de saque por baixo, em que a bola é acertada de forma a atingir grandes alturas (em torno 25 metros). O aumento no raio da parábola descrito pela trajetória faz com que a bola desça quase em linha reta, e em velocidades da ordem de 70 km/h. Popularizado na década de 1980 pela equipe brasileira, especialmente pelo ex-jogador Bernard Rajzman, ele hoje é considerado ultrapassado, e já não é mais empregado em competições internacionais.
Saque com efeito: denominado em inglês "spin serve", trata-se de um saque em que a bola ganha velocidade ao longo da trajetória, ao invés de perdê-la, graças a um efeito produzido dobrando-se o pulso no momento do contato.
Saque flutuante ou saque sem peso: saque em que a bola é tocada apenas de leve no momento de contato, o que faz com que ela perca velocidade repentinamente e sua trajetória se torne imprevisível.
Viagem ao fundo do mar: saque em que o jogador lança a bola, faz a aproximação em passadas como no momento do ataque, e acerta-a com força em direção à quadra adversária. Supõe-se que este saque já existisse desde a década de 1960, e tenha chegado ao Brasil pelas mãos do jogador Feitosa. De todo modo, ele só se tornou popular a partir da segunda metade dos anos 1980.
Saque oriental: o jogador posta-se na linha de fundo de perfil para a quadra, lança a bola no ar e acerta-a com um movimento circular do braço oposto. O nome deste saque provém do fato de que seu uso contemporâneo restringe-se a algumas equipes de voleibol feminino da Ásia.

Passe

Passe realizado com manchete.
Também chamado recepção, o passe é o primeiro contato com a bola por parte do time que não está sacando e consiste, em última análise, em tentativa de evitar que a bola toque a sua quadra, o que permitiria que o adversário marcasse um ponto. Além disso, o principal objetivo deste fundamento é controlar a bola de forma a fazê-la chegar rapidamente e em boas condições nas mãos do levantador, para que este seja capaz de preparar uma jogada ofensiva.

O fundamento passe envolve basicamente duas técnicas específicas: a "manchete", em que o jogador empurra a bola com a parte interna dos braços esticados, usualmente com as pernas flexionadas e abaixo da linha da cintura; e o "toque", em que a bola é manipulada com as pontas dos dedos acima da cabeça.

Quando, por uma falha de passe, a bola não permanece na quadra do jogador que está na recepção, mas atravessa por cima da rede em direção à quadra da equipe adversária, diz-se que esta pessoa recebeu uma "bola de graça".

Manchete

É uma técnica de recepção realizada com as mãos unidas e os braços um pouco separados e estendidos, o movimento da manchete tem início nas pernas e é realizado de baixo para cima numa posição mais ou menos cômoda, é importante que a perna seja flexionada na hora do movimento, garantindo maior precisão e comodidade no movimento. Ela é usada em bolas que vem em baixa altura, e que não tem chance de ser devolvida com o toque.

É considerada um dos fundamentos da defesa, sendo o tipo de defesa do saque e de cortadas mais usado no jogo de voleibol. É uma das técnicas essenciais para o líbero mas também é empregada por alguns levantadores para uma melhor colocação da bola para o atacante.

Levantamento

O levantamento é normalmente o segundo contato de um time com a bola. Seu principal objetivo consiste em posicioná-la de forma a permitir uma ação ofensiva por parte da equipe, ou seja, um ataque.

A exemplo do passe, pode-se distinguir o levantamento pela forma como o jogador executa o movimento, ou seja, como "levantamento de toque" e "levantamento de manchete". Como o primeiro usualmente permite um controle maior, o segundo só é utilizado quando o passe está tão baixo que não permite manipular a bola com as pontas dos dedos, ou no voleibol de praia, em que as regras são mais restritas no que diz respeito à infração de "carregar".

Também costuma-se utilizar o termo "levantamento de costas", em referência à situação em que a bola é lançada na direção oposta àquela para a qual o levantador está olhando.

Quando o jogador não levanta a bola para ser atacada por um de seus companheiros de equipe, mas decide lançá-la diretamente em direção à quadra adversária numa tentativa de conquistar o ponto rapidamente, diz-se que esta é uma "bola de segunda".

Ataque


Jogador atacando.
O ataque é, em geral, o terceiro contato de um time com a bola. O objetivo deste fundamento é fazer a bola aterrissar na quadra adversária, conquistando deste modo o ponto em disputa. Para realizar o ataque, o jogador dá uma série de passos contados ("passada"), salta e então projeta seu corpo para a frente, transferindo deste modo seu peso para a bola no momento do contato.

O voleibol contemporâneo envolve diversas técnicas individuais de ataque:
Ataque do fundo: ataque realizado por um jogador que não se encontra na rede, ou seja, por um jogador que não ocupa as posições 2-4. O atacante não pode pisar na linha de três metros ou na parte frontal da quadra antes de tocar a bola, embora seja permitido que ele aterrisse nesta área após o ataque.
Diagonal ou Paralela: indica a direção da trajetória da bola no ataque, em relação às linhas laterais da quadra. Uma diagonal de ângulo bastante pronunciado, com a bola aterrissando na zona frontal da quadra adversária, é denominada "diagonal curta".
Cortada ou Remate: refere-se a um ataque em que a bola é acertada com força, com o objetivo de fazê-la aterrissar o mais rápido possível na quadra adversária. Uma cortada pode atingir velocidades de aproximadamente 200 km/h.
Largada: refere-se a um ataque em que jogador não acerta a bola com força, mas antes toca-a levemente, procurando direcioná-la para uma região da quadra adversária que não esteja bem coberta pela defesa.
Explorar o bloqueio: refere-se a um ataque em que o jogador não pretende fazer a bola tocar a quadra adversária, mas antes atingir com ela o bloqueio oponente de modo a que ela, posteriormente, aterisse em uma área fora de jogo.
Ataque sem força: o jogador acerta a bola mas reduz a força e conseqüentemente sua aceleração, numa tentativa de confundir a defesa adversária.
Bola de xeque: refere-se à cortada realizada por um dos jogadores que está na rede quando a equipe recebe uma "bola de graça" (ver passe, acima).

Bloqueio


Bloqueio triplo.
O bloqueio refere-se às ações executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objetivo impedir ou dificultar o ataque da equipe adversária. Elas consistem, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajetória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.

Denomina-se "bloqueio ofensivo" à situação em que os jogadores têm por objetivo interceptar completamente o ataque, fazendo a bola permanecer na quadra adversária. Para isto, é necessário saltar, estender os braços para dentro do espaço aéreo acima da quadra adversária e manter as mãos viradas em torno de 45-60° em direção ao punho. Um bloqueio ofensivo especialmente bem executado, em que bola é direcionada diretamente para baixo em uma trajetória praticamente ortogonal em relação ao solo, é denominado "toco".

Um bloqueio é chamado, entretanto, "defensivo" se tem por objetivo apenas tocar a bola e deste modo diminuir a sua velocidade, de modo a que ela possa ser melhor defendida pelos jogadores que se situam no fundo da quadra. Para a execução do bloqueio defensivo, o jogador reduz o ângulo de penetração dos braços na quadra adversária, e procura manter as palmas das mãos voltadas em direção à sua própria quadra.

O bloqueio também é classificado, de acordo com o número de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".


Defesa.
A defesa consiste em um conjunto de técnicas que têm por objetivo evitar que a bola toque a quadra após o ataque adversário. Além da manchete e do toque, já discutidos nas seções relacionadas ao passe e ao levantamento, algumas das ações específicas que se aplicam a este fundamento são:
Peixinho: o jogador atira-se no ar, como se estivesse mergulhando, para interceptar uma bola, e termina o movimento sob o próprio abdômen.
Rolamento: o jogador rola lateralmente sobre o próprio corpo após ter feito contato com a bola. Esta técnica é utilizada, especialmente, para minimizar a possibilidade de contusões após a queda que é resultado da força com que uma bola fora cortada pelo adversário.
Martelo: o jogador acerta a bola com as duas mãos fechadas sobre si mesmas, como numa oração. Esta técnica é empregada, especialmente, para interceptar a trajetória de bolas que se encontram a uma altura que não permite o emprego da manchete, mas para as quais o uso do toque não é adequado, pois a velocidade é grande demais para a correta manipulação com as pontas dos dedos.