terça-feira, 2 de agosto de 2011

Soneto do amor total.


Amo-te tanto, meu amor... não cante
O humano coração com mais verdade...
Amo-te como amigo e como amante
Numa sempre diversa realidade.

Amo-te afim, de um calmo amor prestante
E te amo além, presente na saudade
Amo-te, enfim, com grande liberdade
Dentro da eternidade e a cada instante.

Amo-te como um bicho, simplesmente
De um amor sem mistério e sem virtude
Com um desejo maciço e permanente.

E de te amar assim, muito e amiúde
É que um dia em teu corpo de repente
Hei de morrer de amar mais do que pude.

(Venícius de Moraes)

Aula de português

02.08.11

Matéria - Matemática
A professora passou uma atividade valendo 3,0 pontos.

Matéria - GEOGRAFIA

O espaço rural Brasileiro

A agropecuária →base da econômia brasileira,desde o Brasil, Colônia essencialmene agricóla primeiramente o Brasil dependia economicamente da cana-de-açucar, logo depois a mineração e no século XIX o ciclodo café.Hoje o Brasil continua quase que nas mesmas bases agricola e exportador com largas expansóes comecias.
→Agricultura indigena →Extremamente rudimentares.
→A evolução das atividades agropecuarias →a tecnologia passou a sustentar a grande mão-de-obra tendo consequencias o exôdo rural,o homem é expulso do campo e passa a integrar o grande setor Terciario,uma mão-de-obra desqualificada, adaptadas a uma realidade totalmente diferente a do campo.
→A concentração da terra →O bem para poucos, o país é composto em sua grande maioria pos latifundiarias, grandes concentradores de terras que vivem apenas o mercado externo.

Matéria - PORTUGUÊS
O professor pôs um texto no quadro para copiarmos e passou uma atividade.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

28.07.11

Matéria - MATEMÁTICA
A professora passou um teste valendo 7,0 pontos.

Matéria - CIÊNCIAS
A professora pôs o assunto no quadro e explicou.

Artrópodes
Os artrópodes constituem o filo com o mais numero de espécies. Avalia-se que para cada animal não artrópode existiam três artrópodes. O camarão, a abelha, a aranha e a lacraia são exemplos de artrópodes. O camarão é representante da classe dos crustáceos; a abelha, da classe dos insertos; a aranha, da classe dos aracnídeos; e a lacraia do grupo dos miriápodes.
As principais caracteristicas dos antrópodes são pernas articuladas, corpo segmentado e esqueleto esterno quetinoso.

Crustáceos
Os crustáceos são encontrados em grande número no mar. como os camarões, as lagostas, os siris, os corruptos e os caranguejos. Outros são encontrados na água doce, como os lagostins e os pitus. Na terra podemos encontrar os tatuzinho-de-quintal, crustáceos capazes de se enrolar formando uma esfera para se proteger.

Insetos
Os insetos são os artrópodes mais comuns. Há quase 1 milhão de espécies de insetos.

Grupo de insetos

Borboletas Piolho
Abelhas Barbeiro
Besouro Libelula
Formiga Cigarra
Mosca Cupim
Pulga Traça.

Matéria - PORTUGUÊS

Advérbio e Locução adverbial

Advérbio - É a palavra invariável que, geralmente, indica as circunstâncias relacionada á ação verbal. Os advérbios são classificados de acordo com a ideia que expressam : duvida, tempo, modo, luar, intensidade, negação etc...

Classificação dos advérbios

Tempo : ontem, hoje, amanhã, agora, sempre, cedo, tarde, de repente, de vez em quando, ás vezes etc...
Modo : devagar, bem, mal, assim, a esmo, com cuidado, calmamente, ás pressas etc...
Lugar : aqui, ali, lá, adiante, perto, longe, á esquerda, á direita, ao lado, do lado de fora etc...
Intensidade : muito, pouco, bem, bastante, mais, menos, demais, apenas, tão etc...
Dúvida : talvez, quiçá, porventura, possivelmente, provavelmente etc...
Afirmação :sim, certamente, sem dúvida, com certeza etc...
Negação : não, absolutamente, de modo algum, de jeito nenhum etc...

quarta-feira, 27 de julho de 2011

27.07.11

Matéria - MATEMÁTICA
O professor robertou falou sobre a monografia e a escolha dos nossos temas.

Matéria - PORTUGUÊS
O professor fez a correção do dever e fez um ditado de palavras.

Matéria - CIÊNCIAS
A professora escreveu o assunto no quadro e explicou.

Anelídeos
->Tem corpo em forma de anel.
Classes de anelídeos
•Minhoca
•Anelídeos de água salgada
•Sanguessugas

Minhocas
•Encontrada na terra
•Respiração cultânea (pele)

->troca de gás carbônico por oxigênio

Sistema digestório
->Completo (boca e ânus)
Circulãção
->circulação fechada
Sangue sai das lacunas do corpo

Está no coração ou nos vasos sanguineos

Sistema Nervoso
->Par de gânglios e cordão nervoso.

Minhoca
hemafrodita (Os dois sexos)

Outros anelídeos
Minhocas de água salgada
Sanguessuga
vive na água doce.

Matéria - INGLÊS
O professor colocou o assunto no quadro e depois explicou.

Adjetivos
São palavras que qualificam o sujeito nas frases.

Bad-Good
Heavy-Light
Big-Smell
Light-Park
Old-New
Easy-Difficult
Boring-Interesting
Simple-Difficult
Cold-Hot
Much-Less
Thin-Fat

terça-feira, 26 de julho de 2011

Aula de Geografia.



Resumo

Zona Franca de Manaus um dos mais importantes projetos do governo militar,que atraiu indústrias de eletroelotrônicospara a capital do estado do Amazonas.
As ferrovias trasnacionais/transamazônica uma rodovia que deveria atravessar todo o norte do país por extensão de mais de 5 mil quilômetros, ligando o litoral nordestino ao Acre.
Ponte Rio-Niterói outra grande obra dos governos militares,uma das maiores pontes do mundo.Possui 13 quilômetros de extensão e o piso esta situado em 70 metros acima do nível do mar.Foi inaugurada em 1974 para ligar a capital do estado do Rio de Janeiro à cidade de Niterói.

26.07.11

Matéria - Matemática
A professora fez a correção do dever e depois passou uma tarefa para nós fazermos.
Matéria - Geografia
A professora deu a aula e depois passou um resumo para agente fazer.
->As transnacionais modificaram o espaço brasileiro, com ferrovias,e o desenvolvimento dos transportes a dinâmica econômica modifica alguns estados, a urbanização, as indústrias, chegam a alguns estados, principalmente, os que dependem da econômia do café.
Matéria - Português
O professor colocou o assunto no quadro para nós copiarmos e depois explicou.
Ortografia
(uso do ch e x)
-Quanto ao uso do x e do ch.
1-Não se escreve ch no meio de palavras depois de ditongos:
eixo ; frouxo ; ameixa ; faixa
-Os nomes indígenas recebem x na inicial em lugar de ch:
xingú ; xexéu (ave)
-Várias palavras que teriam o prefixo x.
exagero ; exame ; exato...
-Após as sílibas en,geralmente se emprega x.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

25.07.11

Matéria - ESPANHOL
A professora explicou o novo assunto sobre HAY E TIENE e passou uma tarefa para nós fazermos.
---
Criar duas frases com "HAY" e "TIENE"

1-En mi barrio HAY muchas casas.
2-Mi vestido TIENE muchas flores


Matéria - HITÓRIA
O professor falou sobre as grandes navegações e passou uma tarefa.
---
As grandes navegações

* Com as grandes navegações do século XVI Portugal e Espanha "Divide" o mundo entre eles, no tratado de tordesilhas.
* Na tentativa de navegar até as Índias em 1500 Portugal "Descobre" novas terras.Na África funda feitorias e na América vai colonizar, ocupando e invadindo o "Brasil".

História do Brasil

Pré-colonial = 1500-1532
Colonial = 1532-1822
Império = 1822-1889
República = 1889... até hoje


Matéria - INGLÊS
O professor fez uma brincadeira em sala sobre o novo assunto.

Matéria - SOCIOLOGIA
Falamos sobre John Dewey e a sua relação com a educação.

---

Quantas vezes você já ouviu falar na necessidade de valorizar a capacidade de pensar dos alunos? De prepará-los para questionar a realidade? De unir teoria e prática? De problematizar? Se você se preocupa com essas questões, já esbarrou, mesmo sem saber, em algumas das concepções de John Dewey, filósofo norte-americano que influenciou educadores de várias partes do mundo. No Brasil inspirou o movimento da Escola Nova, liderado por Anísio Teixeira, ao colocar a atividade prática e a democracia como importantes ingredientes da educação.

Dewey é o nome mais célebre da corrente filosófica que ficou conhecida como pragmatismo, embora ele preferisse o nome instrumentalismo - uma vez que, para essa escola de pensamento, as idéias só têm importância desde que sirvam de instrumento para a resolução de problemas reais. No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico, emocional e intelectual.

O princípio é que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganharam destaque no currículo e as crianças passaram a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas. Nesse contexto, a democracia ganha peso, por ser a ordem política que permite o maior desenvolvimento dos indivíduos, no papel de decidir em conjunto o destino do grupo a que pertencem. Dewey defendia a democracia não só no campo institucional mas também no interior das escolas.